Minha vida de universitária #1 – Como escolhi meu curso?

Olá, moços e moças que estão em contato comigo através da internet, tudo bem com vocês coisas cheirosas? Quem me acompanha nas redes sociais sabe que esse ano eu comecei a faculdade, pra ser mais exata comecei essa semana. Então decidi fazer aqui um tipo de diário, mostrar minhas impressões do curso, da turma, dos professores e etc. Quis começar cedo para lá no finalzinho do curso, conseguir ver tudo que mudou desde a minha primeira semana. Eu queria tentar fazer duas vezes por mês, o que acham? Digam o que acham aqui no comentários, tá bom? Então vamos lá!

🌸🌸🌸

Eu terminei meus estudos com 17 anos, mas mesmo depois de ter terminado eu não fazia a menor ideia do que fazer na faculdade. Cheguei até a pensar se era realmente necessário fazer faculdade, se eu não podia me virar sem isso. E, infelizmente, pra mim a resposta era não. Então comecei a pesquisar mais a fundo alguns cursos, estrutura curricular e preços. E veio a surpresa: FACULDADE É MUITO CARO. Então comecei a fazer pré vestibular, já que vim de escola pública e vocês sabem como é a educação de lá.

Fiz uma lista com todas as disciplinas que tenho facilidade, as que não sou muito boa, com o que eu gostaria de trabalhar e as áreas possíveis de se trabalhar dentro de cada curso selecionado. Isso tudo foi muito útil porque geralmente aqui no Rio de Janeiro, quando você se inscreve já tem que adicionar o curso desejado. Eu segui bem a risca a lista de cursos que foram selecionados por mim, porque eu queria fazer algo que eu gostasse. Até porque se faculdade já é complicado pra quem gosta do que está cursando, imagine pra quem só está fazendo porque profissão x ganha bem?

Depois de selecionar alguns cursos, foi procurar saber com quem tinha experiência na área e pedir explicação sobre o curso, mercado de trabalho e etc. Fui então que precisei escolher um único curso e, por enquanto, estou bastante satisfeita com a minha escolha. Eu optei por cursar Ciências Contábeis e após fazer alguns vestibulares decidi por fazer a graduação no Ibmec-RJ. Antes de me matricular oficialmente, eu li toda a estrutura curricular do curso, as disciplinas e até mesmo perguntei sobre montagem de grade.

Acho que meu maior conselho para quem ainda está decidindo o que cursar é: faça o que você gosta. Independente se é um curso de alta ou não. Vejo muita gente fazendo cursos super difíceis, se exaurindo mentalmente e fisicamente por algo que nem gosta. Procure algo que você se identifique, no meu caso foram os números, tenho facilidade para entender e para entendê-los, era apaixonada por eles na época de escola e sempre tive muita curiosidade para aprender e conhecer mais. Na pesquisa, eu descobri onde eu poderia aplicar isso e ainda ter uma estabilidade financeira. O que eu quero dizer, é que se você pesquisar a fundo sobre os seus interesses, você descobre um leque de possibilidades.

Há também os testes vocacionais, muita gente faz e diz que funciona. Comigo não deu muito certo, então preferi fazer por esse método um pouquinho mais complicado mesmo. Procurem também profissionais da área que pretendem cursar e perguntem como é, porque as vezes temos um pensamento e é algo totalmente diferente. Outra coisa MUITO importante: não deixem que as outras pessoas diminuam seus sonhos e projetos. Ignorem piadinhas como “Ah, mas esse curso não dá dinheiro.” ou “Nossa, com tanto curso você foi escolher esse?”. Pensem em vocês mesmos daqui a alguns anos formados na área que você gosta e guardem esse sentimento.

Para finalizar, comecei meus estudos dia 13/02 no turno noturno, tenho uma matéria em cada dia, somando quatro no período e estou adorando. Os professores que já tive a oportunidade de conhecer, são super competentes e experientes. Ah, não tenho somente matérias de cálculo, tenho disciplinas de administração e direito também.

🌸🌸🌸

Isso é tudo por hoje, pessoal. Espero que vocês tenham gostado, estou querendo trazer algumas coisas diferentes aqui para o blog. Deixem aqui nos comentários como foi que você escolheu seu curso, se gosta do que está cursando e vamos conversar. Eu prometo tentar atualizar o blog pelo menos duas vezes por mês com esse quadro, vou escrevendo conforme as coisas forem acontecendo e de duas em duas semanas venho aqui e atualizo vocês, combinado? Não se esqueça de me seguir nas redes sociais clicando nos ícones abaixo. Beijo grande no coração e até a próxima! ♥

instagram skoob (1) twitter-icon

Deixe um comentário

